5ª Semana da Comunicação é marcada pela interação entre ministradores, palestrantes e universitários

Com a colaboração de professores e voluntários, o evento registra a interação entre todos do Centro Universitário FIAM FAAM

semanadacomunicação
Arte: Agência de Comunicação Integrada FIAM

Nos dias 26 a 30 de outubro, aconteceu a 5ª Semana da Comunicação no Centro Universitário FIAM FAAM, onde professores e convidados se dedicam, integralmente, às oficinas e palestras feitas nos campus Vergueiro, Liberdade e Morumbi.

Em busca de mostrar aos alunos a visão e a experiência de profissionais que atuam no mercado de comunicação, neste ano, foi montado uma Comissão Organizadora formada por cerca de 20 professores e coordenadores para ministrar as mais de 100 oficinas e aproximadamente 30 palestras.

Quem nos conta detalhes sobre os preparativos desta última semana de outubro dedicada à Comunicação, é o coordenador do curso de jornalismo, Vicente Darde. Quando o blog FIAM News perguntou sobre a repercussão dos alunos referente às atividades elaboradas nos campus, Darde destacou que foi extremamente positiva a reação, pois todos da equipe receberam muitos comentários de elogios nas redes sociais e pessoalmente sobre a organização e a vinda dos profissionais para a faculdade.

Um “salto” para o mercado de trabalho aos futuros comunicólogos

Quando perguntamos sobre a importância de partilhar o conhecimento e a experiência profissional de palestrantes conceituados aos universitários que estão começando agora, Vicente apontou que esta é uma posição fundamental, pois complementa o ensino praticado dentro da FIAM FAAM. “Essa troca de informações garante uma visão maior por parte dos alunos sobre o mercado que eles encontrarão fora da faculdade”, aponta o coordenador.

Para que tudo ocorresse da melhor forma possível, Darde enfatizou, durante a entrevista, que não teve nenhuma dificuldade com os preparativos e que pela primeira vez, o Centro Universitário montou uma equipe de cobertura jornalística formada por 30 alunos do curso e monitores voluntários da Agência de Comunicação, que sob a supervisão dos professores realizaram reportagens em vídeo, áudio e texto, publicadas no blog e redes sociais da Agência, além disso, “a produção do material gráfico também é extremamente cuidadosa para que tudo fique exatamente como o planejado”, finalizou Darde.

Um papo sobre o futuro com a jornalista Taís Lambert

A convite da professora Carla Tôzo, quem palestrou sobre o tema “mercado de revista no segmento de luxo” no quarto dia da 5ª Semana da Comunicação, diretamente no campus Vergueiro, foi a jornalista Taís Lambert, 36, que atualmente  escreve para a revista GoWhere Luxo (como freelancer), está desenvolvendo também um site de luxo e lifestyle na incubadora da ESPM e é professora no curso de pós-graduação intitulado Business de Luxo, também da ESPM.

carlatais
Taís Lambert (à esquerda) e Carla Tôzo (à direita) participam da 5ª Semana da Comunicação. Foto: Ellen Visitário/Blog FIAM News

Em um bate-papo totalmente descontraído, Taís destacou os pontos positivos e negativos sobre este segmento: “Eu sabia, por experiência profissional e particular, que o tema Luxo & Lifestyle causaria um certo preconceito. A maioria das pessoas tende a traduzir essa área como supérflua, desnecessária e superficial”, mas apontou que não tinha a presunção de convencer os presentes do contrário (pois tal coisa, às vezes, demanda muito conhecimento e experiências próprias), mas desejava apresentar a realidade dos fatos: “Isso, por si só, pavimentaria o caminho para que entendessem que o Jornalismo bom e ético tem valor em qualquer segmento”, concluiu.

Não era a primeira vez que a Taís compartilhava a sua experiência profissional com alunos que iniciavam agora no universo da Comunicação Social, e em outras universidades, como, por exemplo, a Uninove da Barra Funda, ela também teve a chance de expressar e apontar a sua trajetória profissional. E em conversa com o blog FIAM News, Lambert frisou a importância de dividir o seu conhecimento àqueles que engatinham no mercado de trabalho: “Eu tenho um apreço muito grande por aqueles que estão começando no Jornalismo. Trata-se de uma fase mágica, que reúne sentimentos de muitos tipos: ansiedade, fé, dúvidas e encantamento. Essa mistura torna as pessoas abertas ao novo, as deixam curiosas e interessadas”. E ainda nos disse  sobre a sua gratificação de contar sobre a sua experiência. E, sobretudo, também foi emocionante, pois muito do que ela conquistou em sua trajetória, aconteceu graças ao seu esforço; então, ter a chance de fazer um pouco por outros é uma dádiva sublime.

E sobre a surpresa que chegou e pairou…

Com todo o seu envolvimento como palestrante e com os alunos do Centro Universitário FIAM FAAM, Taís se surpreendeu com a quantidade de perguntas e, depois, o interesse de alguns estudantes – e também de um professor que assistiu à apresentação – em conversar com ela após em particular e dividir suas próprias experiências e expectativas. “Senti-me muito grata por isso. Ter alguns alunos, logo depois, como meus amigos no Facebook também arrancou meu sorriso: são mais colegas de profissão para trocar experiências, motivações e conhecimento”, concluiu a jornalista.

Mais destaques

Outra palestra que se consolidou como uma das mais importantes feitas na instituição, foi sobre “Pesquisas da Iniciação Científica à Pesquisa de Mercado”, ministrada pelo professor Wesley Pinheiro. Em um papo intimista, o pesquisador destacou a importância que a Iniciação Científica tem na vida acadêmica do estudante e como um estudo aprofundado de determinado tema pode fortalecer o conhecimento intelectual e como um artigo científico pode abrir as portas até mesmo na vida profissional do graduando.

pesquisas
Tema da palestra de Wesley Pinheiro no telão. Foto: Ellen Visitário/Blog FIAM News

Um aspecto interessante que o Wesley levantou também, foi a carência que muitas faculdades têm de aproximar o aluno à um estudo aprofundado concebido dentro da instituição. Mas, em contrapartida, ele pontua que é excepcional ver alunos dedicando-se ao máximo durante um processo de pesquisa em uma Iniciação Científica.

Além das diferenças, dos procedimentos e dos resultados que tanto a Iniciação Científica quanto à Pesquisa de Mercado apresentam quando elaboradas, Pinheiro destaca em quase duas horas de apresentação o envolvimento que, em conjunto, o aluno e o seu orientador devem ter durante o processo de pesquisa. “É fundamental que o estudante e o seu orientador se conectem na mesma linha de raciocínio, pois, por mais que seja gratificante ver o retorno que este estudo traz, ele não é uma tarefa simples. Ele exige compromisso de ambos os lados”, disse Pinheiro.

No vídeo abaixo, você pode conferir uma parte da cobertura e  o envolvimento que Agência de Comunicação Integrada, com a colaboração de estudantes de jornalismo, preparou:

Já todos os detalhes e a cobertura completa sobre as oficinas e palestras, você confere ao clicar AQUI.

Deixe um comentário